TEMA: MORADIAS
JUSTIFICATIVA
Quando falamos em arte, costumamos lembrar apenas da pintura, da música e do teatro. No entanto, a arte também está na decoração das casas. No interior das casas podemos ver objetos de cerâmica, porcelana e vidro em miniatura, e móveis que tornam os ambientes mais bonitos. E no exterior das casas podemos observar as fachadas, janelas e portas trabalhadas, floreiras, luminárias, azulejos decorados. Existe ainda a diversidade de construções: casas grandes, pequenas, prédios com apartamentos entre outros. E as diferentes moradias também são percebidas no mundo animal: casas que as pessoas fazem para eles, casas que eles fazem ( ninhos) e as casas que eles carregam nas costas (caracol, tartaruga). Sendo assim, trabalharemos com o tema: “moradias” de um modo amplo, despertando nos educandos novos olhares, conhecendo, produzindo e apreciando. As propostas serão lúdicas e de cunho educativo, estimulando ainda mais no educando a expressão, a criatividade e a imaginação.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos educandos momentos de reflexão e construção do conhecimento, bem como o desenvolvimento de habilidades físicas e emocionais embasados no tema do projeto, aliados à atividades de artes visuais, teatro e música para melhor aprimoramento e expansão de suas potencialidades.
CONTEÚDOS
ARTES PLÁSTICAS
Desenhos de memória e de observação
Textura
Colagens
Formas tridimensionais
Cores
Formas geométricas
Dedoches
TEATRO
Dramatização de histórias improvisadas ( Os Três Porquinhos)
MÚSICA
A casa - Vinicius de Moraes
ARTISTAS BRASILEIROS
Ronaldo Mendes ( Arte Naïf)
Rebolo
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a coordenação motora fina e a percepção tátil por meio de colagens, bem como o manuseio dos dedoches.
- Estimular a criatividade a partir da construção de formas tridimensionais confeccionando casinhas, prédios, cômodos e móveis, utilizando materiais alternativos.
- Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
- Estimular o cuidado com o material.
- Brincar com música, imitar e inventar.
- Observar e identificar imagens relacionadas ao tema.
- Desenvolver a oralidade e a improvisação por meio da dramatização com dedoches.
- Reconhecer cores, formas, texturas por meio da observação e leitura de imagens.
-Instigar o educando pelo gosto da arte (obras) e seus artistas, despertando a valorização de culturas e de criatividade.
- Facilitar o estudo das formas geométricas, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio lógico através do quebra-cabeça: Tangram.
ATIVIDADES ( AÇÕES)
- Contação de histórias.
- Canções folclóricas
- Dramatização improvisada de histórias conhecidas
- Confecção e manuseio de dedoches.
- Desenhos de memória
- Desenhos de imaginação
- Confecção de casas e móveis com materiais alternativos
- Recorte e colagem
- Leitura de imagem
- Releitura
- Pintura
- Maquete
MATERIAL
Papel colorido, tesoura, cola, lápis de cor, histórias, livros, lápis 6B, borracha, espaço adequado para o desenvolvimento das brincadeiras, cartolina, rolo de papel higiênico ( a parte de dentro), tecidos, palitos, botões, outros materiais alternativos, folha A4, reprodução de obra de arte.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá paralela ao desenvolvimento, interesse, dedicação, responsabilidade, respeito de cada educando na realização das atividades propostas, levando em consideração as dificuldades superadas.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário