quarta-feira, 29 de outubro de 2008

TEATRO - A CASINHA DE NICOLI






A CASINHA DE NICOLI
Num lindo jardim de flores, morava Nicoli, uma caracol que estava descontente por ter um corpo tão incômodo.
- Por que tenho que levar minha casa por todos os lados? dizia ela. Sou tão lenta e pesada. Assim, ninguém gosta de me acompanhar nos passeios.
Um dia decidiu abandonar sua carapaça e, num instante, transformou-se numa pequena lesma. Foi só tocar a terra e ficou toda coberta de barro. Como foi difícil limpar seu corpo! Quando conseguiu, começou a sentir uma grnade dor nas costas. O sol esquentava com muita força e como Nicoli não estava acostumada a seus raios, ficou cheia de bolhas.
Quase não agüentando de tanta dor, escondeu-se debaixo de uma folha. Mas, já estava entardecendo e ela começou a sentir muito frio.
- Que boba que eu fui, agora sei como é importante a minha casinha, era tão segura. Vou pedir para as borboletas e joaninhas me ajudarem a encontrá-la.
Quando a borboleta entregou a casinha para Nicoli, ela não pensou duas vezes e correu, enfiando-se dentro dela. Agora, estaria segura e não teria problemas como sol e o frio.
Nesta noite, lembrando-se de tudo e que havia ocorrido, deu graças a Deus por ser como era. Quentinha e bem protegida, adormeceu tranqüilamente.
Este foi o lindo teatro que o 1° ano aprensentou no Festival de Teatro da EEB Julio Vicente de Pelegrin. "A Casinha de Nicoli" foi adaptada já que a nossa personagem principal é uma menina. Este texto maravilhoso foi traduzido por Schimitz, Ilton L.(A casinha de Nicolas - São Paulo: Paulinas, 1989).

Nenhum comentário: